Viu um carro mal estacionado? Pode fazer queixa à polícia através de uma aplicação
Aplicação “Denúncia de Estacionamento” já abrange todas as zonas do país. Para apresentar a queixa é preciso apenas descarregar a aplicação, preencher um formulário e anexar imagens.
Viu um carro mal estacionado ou abandonado? Estacionado, por exemplo, em cima do passeio ou num lugar de deficientes sem distico? Pode apresentar uma queixa às autoridades através de uma aplicação, a “Denúncia de Estacionamento”. A ‘app’ já abrange todas as zonas do país e está disponível na ‘Google Play Store’.
Nos primeiros três meses, entre janeiro e março de 2017, foram levantados, só em Lisboa, mais de 1000 autos com esta origem, é referido pelo autor da aplicação na página da Google Play Store.
A aplicação prevê “uma série de ilegalidades de estacionamento, como carro estacionado em lugar de deficiente ou antes de um semáforo”, acrescenta.
Para fazer a queixa formal por estacionamento proibido, indevido ou abusivo, é preciso preencher um formulário e anexar fotografias do estacionamento em causa. Depois, o alerta é dado às autoridades – PSP, GNR ou Polícia Municipal – mais perto do local
da ocorrência.
João Pimentel Ferreira, programador e criador da aplicação, explica ao Polígrafo que a “Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada”.
O criador da aplicação esclarece ainda ao Polígrafo que os denunciantes já não têm de ir à esquadra identificar-se, uma vez que foi criada uma autenticação através da Chave Móvel Digital que, “para efeitos legais, é equivalente à presença requerida”. No entanto, a polícia não aceita denúncias anónimas.
Já estão abrangidas todas as regiões do país.
A aplicação “Denúncia de Estacionamento” está disponível na Google Play Store.
